É temporada de Piracema!

No universo da pesca existem muitos momentos que precisam ser respeitados, para que as atividades ocorram com respeito ao meio ambiente. Quando falamos da temporada de desova dos peixes, a piracema, existem algumas regras que todo bom pescador deve seguir. 

Mas afinal, o que é a piracema
De origem Tupi que significa “subida do peixe”, a piracema é um fenômeno que ocorre com uma diversidade de espécies de peixes já que, para realizar este processo de desova e reprodução nadam rio acima em busca de locais adequados para a prática. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de 2 mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução.

Quando acontece a piracema?
O período de piracema varia nos diferentes estados do nosso país, portanto, o período de defeso da piracema também varia. Em Goiás e Tocantins, por exemplo, o período de piracema acontece de novembro a fevereiro. Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, começa um mês antes, de outubro a janeiro. Em Roraima, vai de março a junho.

Restrição da prática de pesca
Durante o período da piracema, fica proibido a prática da pesca (período de defeso), já que os peixes encontram-se no período de reprodução. É neste momento que os peixes completam seu ciclo de vida, perpetuando a sua espécie. Quando interrompida de alguma forma, a reprodução dos peixes é afetada, interferindo no desenvolvimento das gônadas, na maturação dos gametas e na desova. Por isso, a prática da pesca é proibida e aqueles que desrespeitarem a piracema serão penalizados com multa que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil, ou detenção previsto pela Lei Estadual nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009 e na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Devemos respeitar este momento único e muito importante para que possamos preservar as espécies de peixes em todas as nossas águas. 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/piracema.htm
https://www.pescamadora.com.br/2020/11/e-tempo-de-piracema-periodo-de-defeso-para-reproducao/#:~:text=%C3%89%20Tempo%20de%20Piracema%20%E2%80%93%20Per%C3%ADodo,Reprodu%C3%A7%C3%A3o%20em%20Todo%20o%20Brasil&text=Na%20maior%20parte%20do%20Brasil,do%20uso%20dos%20estoques%20pesqueiros.

POSTS RELACIONADOS

Obrigado por se cadastrar na nossa newsletter. Agora você receberá as novidades da Ativa Náutica em primeira mão.