COMO SURGIU O STAND UP PADDLE?

Um esporte em contato direto com a natureza que mistura lazer com qualidade de vida, o Stand Up Paddle ou mais conhecido como SUP não é tão atual como se imagina.

HAVAÍ

Sua origem foi na década de 1940 na praia de Waikiki, no Havaí, onde é reconhecido como o berço do surf, usado pelos instrutores da antiga modalidade, chamados de Beachboys. Eles remavam em enormes pranchas para instruir e fotografar seus alunos de surf. 

Essa prática continuou anonimamente durante alguns anos de forma improvisada, com remos de caiaque ou até varas de bambu.

O Stand Up Paddle só começou a ganhar mais atenção quando o  havaiano John Zapotocky, a pessoa mais antiga a praticar o SUP, criou equipamentos próprios para a modalidade.

Foto: Banco de Imagens

ESPORTE

O SUP se transformou em esporte, a partir dos anos 90, quando um dos maiores surfistas do mundo, Laird Hamilton, começou a praticar a atividade com equipamentos mais modernos e permitindo fazer manobras mais radicais.

NO BRASIL

A prática começou a aparecer no território brasileiro em meados de 2005, mas de acordo com a Confederação Brasileira de Stand Up não há um registro de pioneirismo, já que foi surgindo em diversas praias quase ao mesmo tempo e se multiplicaram rapidamente. A confederação, CBSUP,  foi criada em 2009 para ajudar a organizar o esporte e competições no Brasil. 

fonte: https://cbsup.com.br/institucional/pagina-1-institucional/ 

Bons ventos!

POSTS RELACIONADOS

Obrigado por se cadastrar na nossa newsletter. Agora você receberá as novidades da Ativa Náutica em primeira mão.