Ativa Náutica e Força Rosa Brasil no Pan Americano de Clubes

Primeiro você precisa conhecer o movimento Remadoras Rosa do Brasil!

As Remadoras Rosas do Brasil incentivadas pelo movimento Rosa Internacional, são brasileiras que utilizam da canoagem Dragon Boat para reabilitação posterior ou em tratamento ao câncer de mama. Esse projeto já conta com mais de 20 equipes em todo Brasil!

Por trás dessa iniciativa temos a idealizadora e capitã da equipe nacional Força Rosa Brasil Dragon Boat: Cleusa Alonso, de 55 anos, licenciada em Letras, casada e mãe de dois filhos. Ela, assim como muitas outras mulheres, é uma sobrevivente, que venceu o câncer de mama e câncer de parótida, além de ser grande responsável por incentivar a canoagem Dragon Boat para sobreviventes do câncer de mama no Brasil.

Cleusa Alonso capitã da Equipe Força Rosa Brasil no Pan Americano de Clubes

Entenda mais sobre o Dragon Boat

Entenda mais sobre Dragon Boat O termo Dragon Boat como o próprio nome diz é um barco-dragão, usado para celebrações comunitárias, juntamente com competições. A corrida de barcos-dragão é uma atividade tradicional chinesa de embarcações a remo há mais de 2.000 anos e começou em 1976, em Hong Kong, como um esporte internacional moderno. Os modelos de embarcação Dragon Boat são feitos normalmente de fibra de carbono, fibra de vidro e outros materiais leves.

Equipe Força Rosa Brasil no Pan Americano de Clubes

Para eventos, os barcos-dragão geralmente são equipados com cabeças e caudas decorativas referenciando um dragão chinês. Em outras ocasiões, como em treinamentos, as insígnias decorativas são removidas, mas geralmente o tambor permanece a bordo. Para as corridas, utiliza-se um barco padrão, que comporta entre 18 e 20 pessoas. Já em um banco pequeno, são entre 8 e 10, sem contar o timoneiro (varrer) e o baterista.

Como a canoagem ajuda mulheres que estão passando ou passaram pelo tratamento de câncer?

Nós respondemos: nada disso seria possível sem o brilhante Doutor Donald Mackenzie, especialista em medicina do esporte, que através de pesquisas realizadas na Universidade de British Columbia, comprovou através de muitos estudos, que o movimento cíclico e repetitivo da prática de remar é uma excelente reabilitação para as pacientes mastectomizadas.

 Imagem da equipe Equipe Flor de Lótus, de Foz do Iguaçu para ilustrar a embarcação Dragon Boat.

Além de prevenir ou ainda diminuir o linfedema, a prática ativa fortalece os membros superiores do corpo, e oferece benefícios psicológicos, emocionais e também enriquece a autoestima, que é bastante afetada após a mastectomia.

Dados mostrados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Conseguimos movimentar a parceria com nossos colaboradores e fornecedores, que abraçaram esse projeto. Estamos doando 24 coletes personalizados com exclusividade para a equipe Força Rosa Brasil Dragon Boat. Os coletes serão usados no Pan Americano de Clubes com a equipe Força Rosa Brasil Dragon Boat. O Campeonato será entre os dias 16 e 19 de março de 2023 no Panamá. Você pode acompanhar tudo nas nossas redes sociais.

Você também pode fazer parte disso!

Como apoiar o projeto?

Compartilhe o conteúdo para que mais pessoas conheçam o Força Rosa Brasil Dragon Boat. Você também pode apoiar através de doações para a vakinha online www.vakinha.com.br/3402233 para ajudar a custear a ida para o Panamá, local onde será o Campeonato.

Se você é ou conhece uma mulher que teve sua vida e corpo impactado por esta doença, o Força Rosa Brasil convida todas que viveram essa experiência para ocupar seu assento em um desses barcos, e reforça: você não está sozinha.

Conheça os parceiros que abraçaram junto conosco.

A Textil Omborgo fez a doação do tecido rosa para os coletes, a Am Bordados doou todas etiquetas com logo personalizado e a transportadora Lilog não poderia ficar de fora, será a responsável por levar os coletes até a equipe Força Rosa Brasil Dragon Boat.

Equipe Força Rosa Brasil no Pan Americano de Clubes

Seguimos na torcida pelo time e agradecemos a possibilidade de colaborar com uma causa tão nobre, afinal a prática esportiva também salva-vidas.

Equipe Força Rosa Brasil no Pan Americano de Clubes

POSTS RELACIONADOS

Obrigado por se cadastrar na nossa newsletter. Agora você receberá as novidades da Ativa Náutica em primeira mão.