FAQs

Perguntas frequentes
  • ATÉ QUANTOS QUILOS AGUENTA UM COLETE SALVA - VIDAS DE TAMANHO ÚNICO?

    Os coletes salva - vidas são testados em pessoas de até 150Kg. O limite máximo de um colete é o diâmetro do cinto com os fechos engatados. Coletes Classe IV, por exemplo, tem 1,50cm de diâmetro de cintura. FECHOU, FLUTUOU!

  • É POSSÍVEL PERSONALIZAR MEU COLETE SALVA - VIDAS ATIVA NÁUTICA?

    Sim! Sob consulta.
    Envie um e-mail para personalizado@ativanautica.com.br com as informações da sua personalização.

  • COLETE E BOIA SALVA-VIDAS TEM Nº DE CA OU APROVAÇÃO DO INMETRO?

    NÃO! No caso dos equipamentos náuticos, o órgão responsável é a Marinha do Brasil. Somente o DPC (Diretoria de Portos e Costas) pode conceder o Certificado de Homologação que garante os requisitos de segurança e qualidade necessários para uma navegação segura.
    O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que tem por finalidade avaliar e manter o padrão nos equipamentos de proteção individual (EPI). A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

  • O QUE É CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO? O QUE É COLETE HOMOLOGADO?

    Ao adquirir um colete, certifique-se de que é um produto homologado pela Marinha do Brasil. É a sua garantia que este produto passou por inúmeros testes de resistência e performance. Todos os fabricantes de equipamentos de salvatagem são obrigados a fornecer uma cópia do certificado atualizado.
    Também é possível conferir o número de certificação dos produtos Ativa no site da Marinha do Brasil: www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/material-homologado/anexo_c_3.pdf

  • PESOS E MEDIDAS

    As largas faixas de peso estipuladas para cada tamanho são determinadas pelo Departamento de Engenharia da Marinha do Brasil e deve ser seguida à risca para certificação do produto. Os valores são estipulados baseados na seguinte explicação:
    Uma massa de menor densidade que a água, tende a subir para superfície = FLUTUAR (como o azeite, por exemplo). Agora, fazendo um comparativo com o nosso corpo, vemos que ele é formado por ossos, carne, muita água, muita gordura, o ar dos pulmões e de outros órgãos. Os ossos e a carne têm densidade maior do que a da água, mas a gordura e o ar têm densidade menor! Assim, conclui-se que o corpo humano tem uma densidade muito próxima a da água, ou seja, ficamos em equilíbrio. Portanto, a flutuação dos coletes não é para suportar o peso total de uma pessoa e sim somar uma flutuação positiva, espuma + ar + gordura, possibilitando um desempenho seguro.

  • POR QUE O COLETE CLASSE V É OBRIGATÓRIO PARA JET SKI?

    Os modelos classe V são coletes aprovados para uso esportivo, em situações de VELOCIDADE e IMPACTO. O colete Ativa 55 foi o primeiro colete homologado Classe V no Brasil, em 1998, quando a empresa foi fundada. É a única Classe em que os coletes são submetidos a saltos em plataformas de 10m de altura e não podem sofrer nenhuma avaria! Além desse modelo, temos outros coletes para prática de atividades esportivas na água. Confira nosso catálogo de produtos Classe V.

  • QUAL A DATA DE VALIDADE DE UM COLETE SALVA-VIDAS?

    Os equipamentos de salvatagem não possuem prazos de validade previstos por lei. Cabe ao usuário do colete tomar os cuidados necessários para aumentar a vida útil do mesmo.
    Os cuidados incluem: Não apoiar objetos pontiagudos, não usá-lo como assento, ou encosto, pois isso pode comprometer a flutuabilidade do colete salva-vidas.
    Lavar o colete em água doce após o uso e secá-lo a sombra em local arejado, jamais guardá-lo úmido dentro do barco ou em ambiente fechado. A Marinha tem como praxe vistoriar os coletes e boias das embarcações, e se os mesmos apresentarem rasgos, fissuras e outras avarias que possam prejudicar o desempenho do produto, ela condenará as unidades e ou lotes, devendo o proprietário repor os mesmos.

  • QUAL COLETE ATIVA NÁUTICA DEVO ESCOLHER?

    Primeiro é preciso saber onde será sua navegação, seu posto de trabalho ou prática esportiva. Clique aqui e confira nosso vídeo sobre CLASSES DE NAVEGAÇÃO. Na sequência, acesse nosso catálogo e escolha o seu colete Ativa Náutica.

  • EQUIPAMENTOS AUXILIARES DE FLUTUAÇÃO (EAF) SUBSTITUEM UM COLETE SALVA-VIDAS HOMOLOGADO?

    O Equipamento Auxiliar de Flutuação (EAF) não é um colete salva-vidas. É indicado para atividades aquáticas supervisionadas, piscina e beira mar. Caso não saiba nadar, o usuário deverá estar acompanhado, o tempo todo, por um responsável.

  • QUANTOS E QUAIS COLETES DEVO COMPRAR PARA MINHA EMBARCAÇÃO?

    Para saber quais e quantos coletes são necessários para homologar a sua embarcação, entre em contato com a Capitania dos Portos da sua região.
    Localize a Capitania, Delegacia ou Agência da sua jurisdição: https://www.marinha.mil.br/dpc/node/3505
    As Capitanias, Delegacias e Agências têm o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e o controle das atividades inerentes à Marinha Mercante, organizações correlatas e atividades de Esporte e Recreio, no que se refere à defesa nacional, salvaguarda da vida humana no mar, segurança da navegação e prevenção da poluição hídrica, concernente à embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

  • QUAL PRODUTO DEVO USAR PARA LAVAR UM COLETE SALVA-VIDAS?

    Os coletes Ativa Náutica devem ser lavados em água doce após o uso e sempre deixar secar em locais ventilados. Mantenha-o longe de fontes fortes de calor e não o guarde úmido dentro do barco ou ambiente fechado. Não utilizar produtos químicos ou detergentes.

  • TODOS OS MODELOS DE COLETE SALVA-VIDAS SÃO CAPAZES DE DESVIRAR UMA PESSOA INCONSCIENTE?

    Não. Os únicos modelos, capazes de manter o rosto do usuário a uma distância segura da água, são os modelos com gola ou disparidade nos peitos - MAS ATENÇÃO!! Não pode ser aquela gola apenas para estética do colete, para desvirar uma pessoa, é necessário um formato e volume específicos.
    Os modelos ATIVA NÁUTICA capazes de desvirar uma pessoa desacordada são:
    • Classe I 150N SOLAS
    • Classe II: modelos CANGA e JALECO,
    • Classe III: modelos CANGA e JALECO,
    • Classe IV: modelo VERTICAL,
    • Classe V: modelo TÁTICO.

  • VENDA DIRETA PARA O CONSUMIDOR FINAL.

    Vendemos somente para revendas. Mas se você é um consumidor final, envie um e-mail para atendimento@ativanautica.com.br que ficaremos felizes em ajudá-lo a encontrar a loja mais próxima!

INICIO