FAQs v3

Perguntas frequentes
ATÉ QUANTOS QUILOS AGUENTA UM COLETE SALVA - VIDAS DE TAMANHO ÚNICO?

Os coletes salva – vidas são testados em pessoas de até 150Kg. O limite máximo de um colete é o diâmetro do cinto com os fechos engatados. Coletes Classe IV por exemplo, tem 1,70cm de diâmetro de cintura. FECHOU, FLUTUOU!

Leia também: Pesos e Medidas.

É POSSÍVEL PERSONALIZAR MEU COLETE SALVA - VIDAS ATIVA NÁUTICA?

Sim! Sob consulta.

Entre em contato pelo site ou envie um email para: sac@ativanautica.com.br, com o logo, quantidade, e modelo que gostaria de personalizar.

É POSSÍVEL PERSONALIZAR MEU COLETE SALVA - VIDAS ATIVA NÁUTICA?

Ao adquirir um colete, exija o Certificado de Homologação. É a sua garantia que este produto passou por inúmeros testes de resistência e performance, exigidos pela Marinha do Brasil. Todos os fabricantes de equipamentos de salvatagem são obrigados a fornecer uma cópia do certificado atualizado.

Também é possível conferir pelo site da Marinha do Brasil: www.dpc.mar.mil.br

  1. Na página inicial, clique em Seg. Tráfego Aquaviário que está localizada bem ao centro.
  2. Clique em catálogo de material homologado.
  3. Clique na opção material homologado.
  4. Escolha a letra C, e vá até COLETES SALVA – VIDAS. Ou a letra B, para BOIAS CIRCULARES.

—> Pronto! Lá você encontrará o nome da JT Ativa Equipamentos de Segurança Ltda. Com a validade e os modelos homologados.

COLETE E BOIA SALVA-VIDAS TEM Nº DE CA OU APROVAÇÃO DO INMETRO?

NÃO! No caso dos equipamentos náuticos, o orgão responsável é a Marinha do Brasil. Somente o DPC (Diretoria de Portos e Costas) pode conceder o Certificado de Homologação que garante os requisitos de segurança e qualidade necessários para uma navegação segura.

O CA – Certificado de Aprovação – é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que tem por finalidade avaliar e manter o padrão nos equipamento de proteção individual (EPI). A NR6 – que regulariza os equipamentos de proteção individual – exige que todo equipamento, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

POR QUE O COLETE CLASSE V É OBRIGATÓRIO PARA JET SKI?

Os modelos classe V são coletes aprovados para uso esportivo, em situações de VELOCIDADE e IMPACTO. O colete Ativa 55 foi o primeiro colete homologado Classe V no Brasil, em 1998, quando a empresa foi fundada. É a única Classe em que os coletes são submetidos a pulos de 10m de altura e não podem sofrer nenhuma avaria! Modelo obrigatório para Jet Ski e Banana-boat.

PESOS E MEDIDAS

As largas faixas de peso estipuladas para cada tamanho são determinadas pelo Departamento de Engenharia da Marinha do Brasil e deve ser seguida a risca para certificação do produto. Os valores foram estipulados baseados na seguinte explicação:

Uma massa de menor densidade que a água, tende subir para superfície = FLUTUAR (como o azeite, por exemplo).  Agora, fazendo um comparativo com o nosso corpo, vemos que ele é formado por ossos, carne, muita água, muita gordura, o ar dos pulmões e de outros órgãos. Os ossos e a carne têm densidade maior do que a da água, mas a gordura e o ar têm densidade menor! Assim, conclui-se que o corpo humano tem uma densidade muito próxima a da água, ou seja, ficamos em equilíbrio. Portanto, a flutuação dos coletes não é para suportar o peso total de uma pessoa e sim somar uma flutuação positiva, espuma + ar + gordura, possibilitando um desempenho seguro.

PRONTA ENTREGA?

Sim! Trabalhamos com pronta entrega o ano inteiro! Nosso prazo é de até 7 dias úteis a contar da data do pagamento realizado. ATENÇÃO: Durante a alta temporada (de Outubro a Abril) este prazo pode se estender pelo grande aumento no movimento. Mas com certeza será entregue o mais rápido possível!

No caso de coletes personalizados, esse tempo varia de acordo com o tipo de solicitação.

QUAL A DATA DE VALIDADE DE UM COLETE SALVA-VIDAS?

Equipamentos de salvatagem não possuem prazos de validade previstos por lei. Cabe ao usuário do colete tomar os cuidados necessários para aumentar a vida útil do mesmo.

Os cuidados incluem; Não apoiar objetos pontiagudos, não usá-lo como assento, ou encosto, pois isso pode comprometer a flutuabilidade do colete salva vidas.
Lavar o colete em água doce após o uso e secá-lo a sombra em local arejado,jamais guardá-lo úmido dentro do barco ou em ambiente fechado.A Marinha tem como praxe vistoriar os coletes e bóias das embarcações, e se os mesmos apresentarem rasgos,fissuras e outros que possam prejudicar o desempenho do produto,ela condenará as unidades e ou lotes,devendo o proprietário repor os mesmos.

TODOS OS MODELOS DE COLETE SALVA - VIDAS SÃO CAPAZES DE DESVIRAR UMA PESSOA INCONSCIENTE?

Não. Os únicos modelos, capazes de manter o rosto do usuário a uma distância segura da água, são os modelos com gola – MAS ATENÇÃO!! Não pode ser aquela gola apenas para estética do colete, para desvirar uma pessoa, é neccessario um formato e volume específicos.

Os modelos ATIVA NÁUTICA com gola, capazes de desvirar uma pessoa em até 5 segundos são estes:

  • Classe I 150N SOLAS
  • Classe II;  modelos CANGA e JALECO,
  • Classe III; modelos CANGA e JALECO,
  • Classe IV VERTICAL e;
  • Classe V modelo TÁTICO.
QUAL PRODUTO DEVO USAR PARA LAVAR UM COLETE SALVA-VIDAS?

Os coletes Ativa Náutica devem ser lavados em água doce após o uso e sempre deixar secar em locais ventilados. Mantenha-o longe de fontes fortes de calor e não o guarde úmido dentro do barco ou ambiente fechado. Não utilizar produtos químicos ou detergentes.

VENDA DIRETA PARA O CONSUMIDOR FINAL.

Vendemos somente para revendas. Mas se você é um consumidor final, entre em contato e ficaremos felizes em ajuda-lo a encontrar a loja mais próxima! Acesse: CONTATO e escolha a opção, ONDE ENCONTRAR!

INICIO