Águas abrigadas e clima para navegação – O que fazer?

Atualmente, a meteorologia ou a previsão do tempo tem sido muito usada por milhares de cidadãos, nas grandes cidades. Através de sites, noticiários ou aplicativos, é possível identificar uma previsão para o dia. Se há uma suspeita de chuvas, a que horas, a temperatura do dia e até mesmo a quantidade em milímetros de chuva.

Para entendermos melhor a função da meteorologia, vamos explicar: A meteorologia é uma ciência que analisa a atmosfera terrestre para entender os fenômenos que acontecem ao redor da superfície do nosso planeta. É da competência da meteorologia entender sobre os ventos, as correntes marítimas, as massas de ar e fenômenos como El Niño e La Niña.

Mas, não é somente na grande cidade que a previsão do tempo é importante para organizar ou planejar uma rotina sem imprevistos. Nas áreas da navegação, aviação, construção civil e agricultura, a meteorologia também é imprescindível para que chuvas ou outros fenômenos da natureza não prejudiquem a operação dessas áreas. 

E, se tratando da atividade de navegação em águas abrigadas, o clima interfere muito, pois assim é possível evitar acidentes garantindo a segurança da tripulação. Por exemplo, navegar ou praticar alguma atividade na água em tempo chuvoso não é aconselhável pelos fatores de: ventos fortes que podem causar uma tromba d’água, água agitada que influencia no desempenho da embarcação, raios e trovões. Então lembre-se de sempre consultar a previsão do tempo antes de sair para navegar, garantindo a segurança e diversão a todos a bordo.

Fonte: https://blog.somarmeteorologia.com.br/previsao-meteorologica-2/

POSTS RELACIONADOS

Obrigado por se cadastrar na nossa newsletter. Agora você receberá as novidades da Ativa Náutica em primeira mão.